Sapatos sociais masculinos

1 comentário A+AA-
RuimRegularBomÓtimoExelente « Seja o primeiro a votar
Loading ... Loading ...
Imprimir / PDF
Adsense

Há quem diga que a escolha equivocada de um sapato é mais desastrosa que toda a roupa masculina. No geral, isso se dá pela roupa masculina ser bastante básica, sem muitos acessórios, por isso, um sapato desalinhado chama bastante atenção.

Sabendo que muitos não sabem como escolher bem o sapato na hora de se vestir, preparamos um pequeno guia de como escolher seu sapato.

Tipos de sapato social

tipo de sapatos sociaisListamos 5 tipos de sapatos, podendo existir variações.

Oxford - Primeiro sapato com cadarço. Introduzido na Inglaterra em meados de 1640, muito popular entre os universitários de Oxford, o que deu origem ao seu nome. Existem modelos de couro e camurça. Caracterizado por ter bico fino com uma costura que a delimita do restante do calçado. Formalmente usados com ternos e roupas sociais, também é adotado pelas forças armadas (pelo-menos no Brasil).

Derby - Uma variação do Oxford, possui cadarços e bico mais quadrado sem costuras para limitá-lo. Formalmente usado com blazers e calças sem gravata. Cai bem também com jeans em certas ocasiões.

Monk - Dizem que o conceito surgiu na época dos Monges, mas os modelos mais atuais são da década de 30. Característica única de fivelas metálicas na parte superior. Não possui cadarços e é combinado com terno e roupas sociais.

Loafer – Fechado, sem cadarço e sem fivela. Se distingue por uma faixa de couro com um desenho vazado na área superior do peito do pé. Na década de 50 se tornou popular entre os universitários norte-americanos. Ele vai bem com calça jeans combinada com camisa pólo.

Estilo Brogue – Não chega a ser um tipo de sapato, apenas um tipo de enfeite perfurado que dá um toque especial nos sapatos.

Sistema numérico

Segundo a revista Mensch, o sistema de marcação usado nos sapatos surgiu na época do rei Eduardo I. Sua majestade decretou que 3 grãos de cevada alinhados seriam o tamanho de 1 polegada. A partir daí, os sapateiros da época passaram a produzir calçados usando esta métrica.

Hoje em dia existem outras medidas diferentes para definir o tamanho de um sapato. Listamos abaixo as mais comuns e como identificá-las:

Sistema europeu: Usado na França, Itália, Alemanha e na maioria dos países da Europa continental. Para fazer a correspondência com o brasileiro, devem ser somadas duas unidades. Um tamanho 40 brasileiro, por exemplo, corresponde a um 42 europeu.

Sistema inglês: É o sistema ocidental mais antigo e se baseia na polegada (2,54 cm); é separado para crianças e adultos. A numeração infantil vai de 0 a 13 e a de adultos de 1 a 13. Não há um cálculo simples para a conversão de tamanhos para o sistema brasileiro. Um 40 nacional corresponde a um 8 na Grã-Bretanha.

Sistema americano: É um sistema próximo ao inglês. Com relação ao último, basta somar uma unidade para fazer a correspondência. Assim, um 40 brasileiro, que é 8 na Inglaterra, é 9 nos Estados Unidos.

Sistema brasileiro: No Brasil, utiliza-se uma variação do sistema europeu, ambos baseados em cálculos sobre o sistema métrico.

Combinação de cores

Na hora de comprar, sempre há dúvida: Combinar a meia com o sapato ou com a calça?

Através do gráfico abaixo, você pode se guiar de forma prática e não errar feio no casamento do seu melhor amigo. grafico combinacao cores sapato calca meia

Escolhemos alguns modelos para você aproveitar e ver o que mais combina com seu estilo:

Adsense
RuimRegularBomÓtimoExelente « Seja o primeiro a votar
Loading ... Loading ...

1 comentário

  1. cristiel disse:

    Como se faz para comprar esse sapato?


* campos obrigatórios

Top